Endereço: 

Rua Maestro Elias Lobo, 923  -  Jardim Paulista 

São Paulo  -  SP 

SOBRE 

  A Casa da Cultura Brasileira é um local de transmissão, disseminação, expressão e debates sobre as inúmeras artes (tais como: Dança, Gastronomia, Fotografia, Música, Moda, Cinema, Botânica, Folclore, Literatura) e matérias (exemplos: Política, Geografia, História, Economia), relacionadas à cultura do Brasil.

SERVIÇOS

  São oferecidas palestras, cursos, oficinas, grupo de estudos, workshops, passeios, debates sobre as inúmeras artes e matérias relacionadas à cultura brasileira, de forma presencial e também online, sendo apresentados por renomados professores e profissionais. Confira os próximos eventos no menu "Eventos".

POR QUÊ?

    O nosso Brasil possui um imenso território, que acolheu diferentes etnias que aqui vieram viver. Como resultado dessa mistura, nasceu um país com tremenda diversidade em sua geografia, fauna, flora, arte, alimentação, religião e costumes. Temos, hoje, um Brasil riquíssimo culturalmente, mas conhecido verdadeiramente por poucos brasileiros. Faz-se necessária uma atenção constante para essa pluralidade, no intuito de que não tenhamos a integração social afetada. ​

   Quantos paulistanos sabem dançar o Maracatu? Quantos mato-grossenses já provaram o Matambre do Rio Grande do Sul? Quantos cariocas já se aventuraram no rio Madeira-Mamoré? Quantos brasileiros conhecem o Candomblé?  Quem já ouviu o assobio do Currió? E a música de Villa-Lobos e Noel Rosa? E quem já leu Guimarães Rosa? Quem sabe a história do PT e PSDB? E apreciar um Portinari, Glauber Rocha? A rebelião da Farroupilha?  Os ritos dos Guaranis?

    Com a intenção de mostrar que a cultura brasileira é tão imensa quanto o Brasil e que experimentar as suas riquezas é extremamente prazeroso surge a Casa da Cultura Brasileira, um espaço que oferece a cultura em suas mais diversas áreas — como as Artes, Arquitetura, Economia, Política, Cinema, Música, Antropologia, Gastronomia, etc.

    Mas não é só isso: por meio de apresentações, conversas e debates sobre a nossa cultura, a gente sabe que está colaborando muito para harmonia social, seja pelo combate aos preconceitos, seja pelo combate às ideais separatistas e mesmo à violência. Porque sabemos: é impossível não se sentir orgulhoso do nosso país e admirar o nosso povo quando se conhece bem a sua história e características.

    Assim, convidamos a todos a virem com toda a sua brasilidade, inclusive estrangeiros, saborearem as delícias e discutirem os dilemas da nossa terra. Seja bem-vindo à Casa da Cultura Brasileira. A casa também é sua.